quinta-feira, 15 de abril de 2010

União

Sobre a igualdade entre nós,
Posso dizer que a loucura nos cega.
Esquecemos que somos semelhantes,
Diferenciados por meros detalhes.

Herdamos de nossos pais e avós
Traços e detalhes, não se renega.
Por mais que mude, é constante.
Não há o que a pulsação atrapalhe.

Porém a mente é sua apenas, mas influenciável,
Acredite no que quiser, mas sabe de onde veio.
No fim da vida você é tão morto quanto eu.

E a sua fé separatista, mesmo que inabalável,
Não terá serventia para a natureza e seu meio.
Só te separava do que nos uniu quando pereceu.

--

Um soneto sobre como não importa em que acreditamos, estaremos mortos um dia, dando vida, de alguma maneira. Um adorável e macabro paradoxo.

10 comentários:

  1. Olá escritor

    Desculpa pela ausência...

    Retomando do último comentário....tenho uma revelação...você não me conhece. Rsrsrs

    Sei que as conseqüências estão sempre por ai...mas tento controlar grande parte das situações das quais faço parte.

    Posso dizer que foram poucas as pessoas que fizeram o meu Id despertar.

    Porém, chega de conversar vamos ao seu soneto.

    Gostei....gosto de paradoxos, atualmente.... estou apaixonada por essa temática que você usou.

    Acredito que morremos todos os dias.....não no sentido de envelhecer....mas no sentido de que a pessoa que fui ontem...já morreu...porque nessas poucas horas...já mudei...de opinião....a respeito de certas pessoas, de comportamento, de gostos....enfim...sou outra.

    Eu acredito que não sou bipolar, rsrsrsrs.

    Sinto lhe informar... Mas cientificamente falando, dependendo do local aonde a pessoa é sepultada não acontece à geração de vida....e sim de poluição.

    Ok...depois deste comentário desprezível...só me resta ir embora.

    Não mais anônima, como você já poderá perceber.

    ResponderExcluir
  2. Está desculpada, todos andam muito ocupados ultimamente, inclusive eu, então eu entendo hehehe.

    Não me lembrava da questão da putrefação do corpo ser maléfica também. Pois é, a vida, assim como a morte, é uma faca de dois gumes, ambas podem ser boas ou ruins, eu acho. A questão é saber escolher, no fundo é tudo questão de escolhas, pelo menos para mim. Ou seja, nós mesmos formamos nosso próprio paradoxo pessoal, por puro capricho, "hoje quero fazer algo que me deixe bem", "amanhã quero algo que me faça triste", é tudo questão de como encaramos as situações do dia-a-dia. Seríamos todos bipolares de certa forma? hehehehe

    Estive tentando lidar com essa idéia de como seria acabar um dia, o fim da consciência, tem sido difícil aceitar que simplesmente tudo acaba um dia, e se tem algo após a vida, ninguém nunca provou. A curiosidade acabou por se tornar um medo, medo de perder tudo, mas hoje acabei vendo por outra "óptica", o problema maior é a confusão que sinto vendo tantas religiões falando coisas diferentes sobre o pós-vida, castigo ou paraíso, não me importa, eu gostaria de ter paz e tranqüilidade e gostaria de participar novamente da experiência humana, é chato saber que a vida é curta e uma hora tem que acabar, mas realmente nos tornamos comuns uns com os outros quando estamos mortos. Enfim, hoje eu estou em paz com isso, consigo aceitar de forma melhor.

    Mas a sua idéia é bastante palpável, afinal a cada segundo, alguma coisa muda em nós, algo passa pelas nossas cabeças e já não somos os mesmos, e ao mesmo tempo e em vista e essência não somos outra coisa além de nós mesmos. Cada um é uma revolução ambulante, é o mesmo e ao mesmo tempo é diferente. Como diria o Obelix: "Esses romanos são muito loucos."
    Temos um pouco dessa loucura. :D

    Então não te conheço? Melhor ainda! Mais uma pessoa diferente, mais um pensamento diferente! O que seria do mundo se todos se conhecessem? Eu acho que seria uma trivialidade bem sem graça hehehehe.
    Espero não ter sido responsável por despertar o Thanatos de seu Id(sim, andei lendo alguma coisa para entender Freud melhor, é supreendente). Acho que são raras as pessoas que tem despertado o meu inconsciente ultimamente, mas tem de alguma forma me influenciado muito. É... ainda somos animais, apenas com uma razão "a mais".

    Bem, acho que é só por hoje, mas logo estarei postando algo novo. Tenho que terminar a leitura de um livro... começar a leitura de outro... e a pilha de livros só aumenta. :)
    Lá vou eu de volta ao Alberto Caeiro, melhor dizendo, Fernando Pessoa.

    Até logo Roxane! :)

    Obs.: Eu tenho odiado a reforma gramatical... sinto que jogaram tudo que aprendi no lixo. O que você acha sobre isso?

    ResponderExcluir
  3. Eu também não gostei da reforma gramatical, compartilho da mesma sensação que você.

    Encarei a questão da reforma gramatical, da mesma forma como a perda do Walkman, das fitas VHS, do walkie-talkie, dos jogos do Sonik e do Mario Bros....estou ficando velha.

    Afinal, sou do século passado, quando os desenhos animados eram mais interessantes, quando alugava fitas na locadora, quando brincava de gravar musicas das rádios....e brincava com o bichinho virtual.


    Ok...este comentário ficou meio infantil e nostálgico. Rsrsrsrsrs.
    E você, o que marcou a sua infância ?

    ResponderExcluir
  4. Nostálgico mesmo...

    E hoje em dia eu vejo desenhos novos e simplesmente não são tão legais quanto os antigos(salvo algumas exceções...).

    A minha infância foi marcada praticamente pelas mesmas coisas que você citou, sério mesmo! Exceto o bichinho virtual... sempre fui meio bicho grilo, nada aficcionado por tecnologia.
    Sempre gostei muito de música, de discos.

    Também sou do século passado, mas estou deixando de me sentir velho, isso não faz bem. Melhor aproveitar enquanto pode fazer estripulias por aí. :)

    Concorda?

    Ok...este comentário ficou meio infantil e nostálgico. Rsrsrsrsrs.
    E você, o que marcou a sua infância ?

    ResponderExcluir
  5. Quero saber quais são as exceções !!!!
    Vamos abrir um fórum, para debater isso. rsrsrsrsrs

    Os desenhos da nossa época, são mil vezes melhores !!!

    Minha infância foi marcada por:

    Filmes da Disney (sim eu queria ser uma princesa, por favor, nada de histórias dos irmãos Grimm)

    Caverna do Dragão amava este desenho, odiei o fato de não ter final.

    Acidentes com bicicleta, patinete...e uma péssima recordação de patinação no gelo.

    Chocolate Surpresa (Lembra? Junto vinha um cartão, com histórias de dinossauros e outras coisas)

    E você? Desde cedo no mundo musical?

    ResponderExcluir
  6. As exceções são óbvias:
    -Bob Esponja
    -Billy & Mandy
    -Dois cachorros bobos

    Todos tem humor "pastelão", que gosto muito hehehe.

    Disney... eu não posso dizer que gosto de tudo, mas respeito, e qual seria o problema com os irmãos Grimm?

    Lembro sim do chocolate surpresa, agora quero ver você lembrar do chocolate da Turma da Mônica(meu irmão comentou disso outro dia, nostalgia total!), que dava para fazer o contorno dos personagens.

    Amo bicicleta até hoje, patins nem tanto. Qual é a péssima recordação?

    Música é minha paixão, desde cedo. :)

    ResponderExcluir
  7. Desculpa, amigo....mas não temos intimidade suficiente para repartir péssimas recordações de patins !!!

    Isso exige voto de silêncio e juramento com sangue !!! rsrs

    Obvio que eu lembro deste chocolate, eu adorava.

    Desafio: você lembra da TV Manchete? Qual desenho interativo eles transmitiam?

    Problema dos Irmãos Grimm: muita tragédia, ok entendo a idéia de educação pela dor, pelo horror....mas por Deus ninguém merece aquelas histórias são pavorosas

    E eu sou menina, e queria ser a Branca de Neve, você conhece a versão dos Irmãos Grimm para a Branca de Neve ?

    Bob Esponja ? Não.

    O que o advogado de defesa tenha a dizer ?

    ResponderExcluir
  8. Serve juramento de cuspe? Nojento, eu sei, mas é menos comprometedor do que sangue. Eu não vou cortar minha mão, pô! hahahahaha

    Desenho interativo na Manchete?
    Putz... o Hugo era da Gazeta... me pegou... qual era o desenho?

    Ah tá, tem o lado infantil da coisa, e de diferença educacional daquela época para a "época Disney".

    O advogado de defesa diz: Bob Esponja, capítulo que a Sandy hiberna e quem faz a trilha sonora é o Pantera.
    Um dos capítulos mais geniais!

    Como já diziam: Gosto não se discute, se lamenta. :P

    ResponderExcluir
  9. Errata. Pensava que o Hugo era da Manchete !!! Sorry.

    Então, de qual emissora era a Turma do Arrepio ?

    Ok...podemos fazer juramento de cuspe !!!!! (via internet Ok ? )
    Mas...teria que te matar depois que contasse a história. Está disposto arriscar ?

    Advogado de Acusação: não tenho o que falar a respeito da trilha sonora, mas foi em um episódio....os outros são chatos !!!!

    “Como já diziam: Gosto não se discute, se lamenta”, argumento, fraco e falho. Rsrsrsrsrs
    Eu amei o Wall E !!!!

    ResponderExcluir
  10. Está desculpada.

    Ferrou, TURMA DO ARREPIO!?

    Essa parte de matar... meio complicada...

    Ahhhh... são legais... pelo menos para mim. :P

    Argumento realista.
    Filmes da Pixar são(em sua maioria) sempre bons.

    ResponderExcluir