quinta-feira, 29 de abril de 2010

DIRPF

Penúltimo dia para fazer a declaração do imposto de renda. Eu aqui matutando, me esgueirando entre notas, recibos jogados no chão, aquela loucura toda de quem adiou, e adiou, e adiou mais um pouco, e só para não falar que deixou para a última hora, resolve fazer o inevitável(ninguém quer cair na malha fina) um dia antes do prazo limite, para satisfazer esse orgulho babaca, poder bater no peito e falar "Eu fiz e deu tudo certo! Não tive problemas nem para enviar! Sabem como é, por mais que seja confiável, desconfiamos dessa coisa de transmitir dados monetários via internet...", uma antítese simples, embora verdadeira, não conheço quem fique tranqüilo em 'mexer com dinheiro' na internet, sempre fica aquela pulga atrás da orelha dizendo sobre os milhares de malefícios, vírus, hackers, e por mais que tenha um computador seguro, temos que contar ainda com o bom senso de acessar sites seguros, é tanta segurança que não dá para ficar tranqüilo. Mas eu no meio dessa papelada espalhada pela sala me pego pensando a quantos anos eu liguei o 'FODA-SE', menos para o imposto de renda, já ouvi histórias, não quero ser alvo da lei, muito menos transgressor.
De um lado a pilha do convênio médico, próximo, os montes de recibos de dentista, de psicólogo(ei, no meio dessa loucura que vivemos, alguém pode ajudar a organizar a cabeça), de previdência privada, de consórcio, contas em geral e afins... tive que colocar uma grade na porta da cozinha para o cachorro fazer companhia para minha esposa enquanto ela faz o jantar(adivinhe só, ela já fez a declaração do imposto de renda dela... NO MÊS PASSADO!!!)
, aquele cheiro... só pode ser macarrão... FOCO! Voltando a declaração! Enquanto rola um álbum do Wilco(A Ghost Is Born, mais precisamente, minha esposa diz que é um porre... eu gosto) no som, tento me organizar e calcular tudo, e toma anotação daqui e anotação de lá, como dinheiro tomou conta das nossas vidas? É só trabalho e dinheiro, trabalho e dinheiro... olho a conta do psicólogo(de novo ele!), R$200,00 ao mês, para me ajudar numa loucura que me aflige, num medo maluco de fazer as coisas, e eu nem sei o que é isso, mas estou melhorando. Dentista, R$75,00 ao mês... Água, luz, telefone, TV por assinatura e internet... a conta mensal da casa já passou dos R$1500,00, contando com combustível do carro, previdência privada, cursos disso, passeios daquilo, e eu nem contabilizei ainda o gasto com o cartão de crédito, compras de supermercado, empregada(ambos trabalhamos, não posso deixar na mão dela, esposa, a faxina toda), penso que essa declaração vem uma vez ao ano para, além de tirar mais dinheiro do contribuinte, lembrar o quanto a nossa vida chega a ser miserável, corrida, e o prazer de viver fica em segundo plano. Quando foi a última vez que viajamos? Quando foram as últimas férias que tiramos juntos? Não. Não posso me permitir levantar questionamentos agora, ainda dá para terminar essa declaração antes do jantar.

Ouço ela falar da cozinha:
- Amor! Você quer molho bolonhesa?
- Hã!?
- Você quer molho bolonhesa?
- Ah... sim, claro!
- Vai demorar muito para acabar a declaração?
- Só mais alguns minutos...
- Devia ter feito como eu, no mês passado, com calma...
- EU SEI! Não precisa ficar esfregando na minha cara!
- Nossa, mas você não precisa ser grosso assim.
- Me desculpe, estou calculando e me afogando no meio deste monte de papel, e está uma loucura, mas acabei de pensar em algo, - sucumbi à
distração, não havia como não - podíamos marcar de tirar férias juntos daqui uns três meses, que tal? Apesar que você vive ocupada no escritório, você acha que consegue reservar umas duas semanas?
- Querido, posso ver na agenda, e você consegue duas semanas? E pelo amor de Deus, dá para trocar esse disco?
- Respondendo as duas perguntas: Sim... e NÃO! É o único momento no dia que posso ouvir alguma coisa sossegado e você vem pegar no meu pé!? Faça-me o favor!
- Olha aqui, eu não pegaria no seu pé se fosse algo legal, mas é um saco ouvir isso.

E o diálogo segue nessa linha, estranha, rude e ao mesmo tempo amável, uma discussão estranha no meio de uma conversa sobre planos. Acho que casamentos tendem a chegar nessa estranha situação como o meu chegou, onde
cinqüenta por cento do que é falado é implicância e discussão, e os outros cinqüenta por cento é amor. Mas quando chega o silêncio, simplesmente não há necessidade de palavras, só a necessidade do próprio silêncio, do olhar, do toque, da paixão... Cansei, os valores estão anotados, não demoro muito para colocar no sistema, farei isso quando ela estiver dormindo. Atropelo a papelada, já desorganizada, abro o portãozinho e coloco o cachorro para fora da cozinha, fecho a porta, e a vejo colocando o macarrão para esquentar, a abraço por trás e beijo seu pescoço.

- Agora não... isso faz cócegas! - ela ri como uma adolescente e pergunta - E a declaração?
- Resolvi dar umas férias para ela. A única declaração que tenho que fazer agora é: eu te amo.

Como pode imaginar, o jantar atrasou um pouco,
bagunçamos um pouco a cozinha... ela vestiu a minha camisa e se levantou, se alongou, bocejou e sorriu como se tudo estivesse melhor naquele dia. Teve que refazer o molho, mas nem se importou, até que tentei ajudar, mas não tenho talento para a cozinha, se fosse para lavar o carro... enfim troquei o disco, coloquei o do Chico Buarque que ela tanto gosta, e pude ouvi-la cantar enquanto arrumava a mesa. Jantamos e conversamos sobre os planos de nossas férias. O cachorro já está dormindo na casinha.

Agora termino essa declaração de imposto de renda, sem problema algum, enquanto ela cantarola "A Noiva da Cidade" e lava a louça.

- Amor, vamos para a cama? - me pergunta se recostando no batente da porta, com o sono estampado na cara.

Clico no botão 'Transmitir', e deixo o computador ligado.

- Vamos linda.


--


Eu estava fazendo a
DIRPF de 2010, o famoso Leão, e me veio essa cena na cabeça. E talvez eu continue a escrever sobre este casal.

Lembrando algo que um amigo meu dizia: "DINHEIRO É PAPEL!"

12 comentários:

  1. Sr. Romântico ou Telespectador?

    Meu prisma de viver é conseguir conciliar o maior número de obrigações e atividades prazerosas em pobres 24 horas.

    Adoro aquela comunidade do Orkut...Meu dia tinha que ter 48 horas.

    Infelizmente está cada vez mais difícil ser: estudante, funcionária, filha, neta, irmã, fã, amiga, motorista, atleta, mãe (tenho um cachorro e uma planta rsrsrsr) enfim...falta tempo.

    Seu texto está simples...corriqueiro...lembrei das novelas do Manuel Carlos e de um verão chuvoso...no qual me vi obrigada a ler Romance Banca de Jornal rsrsrsrssr.

    Este texto é como sair para comer comida caseira....é uma contradição....sem qual não conseguimos viver.

    Gostaria muito de ver a continuação desta História.
    Que tal um toque Fernanda Youg?

    ResponderExcluir
  2. Falta tempo para todos hehehe.

    Agora você mencionou duas coisas que me são desconhecidas:
    1- Novelas do Manuel Carlos(não assisto novelas, séries, etc...);
    2- Livros da Fernanda Young, não li nenhum ainda.

    Resolvi escrever algo sobre o cotidiano mesmo. As vezes, olhando por essa ótica, vemos que a vida é um tanto sem graça, mas ainda temos capacidade de nos surpreender de alguma maneira. Afinal o que acontecerá no dia seguinte, quando os dois acordarem? Nem eu, nem você, nem eles sabem. :)

    ResponderExcluir
  3. Porque não assisti a seriados ?

    Ok...novelas, eu entendo....mas seriados são fantásticos !!!

    Você é contra a televisão ou é um fã do Além do cidadão Kane ?

    Acredito, que a falta de graça na vida fica a critério de cada um.....tenho certeza que a sua vida não é nada sem graça, afinal....escritores normalmente tem uma vida muito interessante.

    Você conseguiria ser o personagem deste conto?

    ResponderExcluir
  4. Não tenho paciência para ficar assistindo, acompanhar uma série, vira religião, prefiro filmes.
    As vezes ainda pego e assisto alguns capítulos, mas nada sério.
    E se o capítulo estiver chato, sempre tem o video-game para alegrar hehehe.

    A TV ainda é minha amiga! :D
    Mas a Globo manipula o povo, isso é inegável.

    Gostaria de ter a vida interessante destes escritores hehehehe, mas a minha vida é normal. No momento não consigo ser esse personagem. Acredita é utopia? Se a minha utopia for enfadonha assim, prefiro uma distopia. hehehehe

    ResponderExcluir
  5. Penso...que você ainda não assistiu aos seriados certos, já ouviu falar dos seguintes seriados: Dexter, Six Feet Under ou Nip e Tuck ?

    Ok...não sei porque estava defendendo a televisão brasileira, atualmente mal consigo assistir TV....mas a Globo, tem o seu mérito afinal ela é a única emissora que eu conheço que passa o filme dos Os Goonies, lembra ?

    Falando e video-game....e relacionando ao mundo dos jogos, você sabe jogar poker ?

    ResponderExcluir
  6. Dexter é MUITO BOM! Six Feet Under eu não assisti, é bom mesmo? Nip/Tuck acabou na segunda temporara, para mim.
    É que é dose sentar na frente da TV para assistir 20 episódios de 1 hora de duração, isso ainda contando que terá outras temporadas para assistir...
    Mas eu aconselho o seguinte, procure uma série chamada Father Ted. :)

    A Globo ainda passa Os Goonies!?
    Faz tempo que não vejo...

    Sei jogar poker sim, e até me dou bem, mas a sorte também conta muito nesse jogo, afinal quem nunca errou um blefe? hehehehe
    Você joga poker com freqüência?

    ResponderExcluir
  7. Dexter....adoro....estava lendo o livro...mas consegui terminar....vou voltar agora nas férias.

    Six Feet Under....é como mesmo ator do Dexter...é muito legal, drama de uma funerária, com toques de humor negro.

    Adoro....perder alguns dias de férias...assistindo aos Boxes dos seriados.

    Encontrei poucas informações sobre o seriado Father Ted....mas...ainda não consegui encontrar para comprar ou fazer o download.

    Os Gonnies....eu comprei !!!! Ok....pode zuar!!! Rsrs

    Poker raramente....jogo mais truco.....faculdade e truco..são coisas inseparáveis.

    Nas férias....estou tentando organizar um noite somente para Poker.
    Gosta de War ?

    ResponderExcluir
  8. Minha prima me recomendou os livros do Dexter, pretendo ler num futuro não tão longe.
    Vou procurar assistir algo de Six Feet Under. :)

    Eu não tenho esse pique para assistir seriados, mas se for muito bom, é algo a se fazer.

    Father Ted você encontra aqui: http://www.amazon.com/Father-Ted-Definitive-Dermot-Morgan/dp/B000YIGNKY/ref=sr_1_1?ie=UTF8&s=dvd&qid=1278134668&sr=8-1
    Se prepare para rir, MUITO!

    Nem vou rir, porque nem lembro de Goonies direito hehehe
    Mas lembro de Aventureiros do Bairro Proibido! :D

    Faz muito tempo que não jogo truco, mas jogava bastante na faculdade também.

    Uma noite somente para Poker! FANTÁSTICO!
    Gosto de War, embora seja cansativo, e destrua amizades por um tempo... hehehehe

    ResponderExcluir
  9. Coragem homem....comece a assistir seriados !!!!

    Como não se lembra dos Goonies? Eu comprei o DVD !!!!! rsrsrs,

    Como você conseguiu concluir a faculdade? Jogando truco e sinuca ? rsrsrsrs

    Está dificil, mas estou tentando realizar está noite de truco.
    War não é cansativo quando comparado ao Banco Imobiliário !!!!

    Já vi, casal de namorado, brigar feio durante o jogo.

    Na realidade, eu adoro War....mas sempre perco, não tenho muita sorte nos dados, e certa vez....consegui confundir a minha missão.

    ResponderExcluir
  10. Um dia... um dia... estou conseguindo acompanhar Big Bang Theory e Two & A Half Man com mais freqüência...

    Não lembro direito porque faz muito tempo que assisti... comprou o DVD! Aí sim hein!

    Simples, eu soube definir prioridades... lógico que minhas notas não eram nenhuma coisa digna de admiração, mas me formei.

    Se você falasse que era noite de poker... pois é, sábado joguei com meus amigos... começamos as 23:30... só fomos parar às 4:00, foi ótimo! E o mais legal, todo mundo fazia piadas. hehehe

    Amor é amor... mas não cabe dentro de WAR. hehehehe

    Também sou vítima dos dados, mas faz parte do jogo, agora, confundir a missão não é para qualquer um! hahahaha

    ResponderExcluir