segunda-feira, 21 de junho de 2010

Ao Sr. José

Meus heróis estão morrendo
um por vez
caindo
cedendo
desistindo
nessa insensatez

E lá se vai o grande humanista
sempre cético
comunista
escriba ibérico
dos ateus
sempre sem deus

E isso nunca importou
apenas para a igreja
irrelevante
só almejou
mas adiante
nunca festeja

E mesmo sem fé divina
ele acreditou
em liberdades
e relatou
na mais fina
de todas as verdades

Ele fará parte da lista
dos heróis
literários
sempre feroz
cronista
humanitário

Sempre terá respeito
da memória
nada apago
nada desfeito
na história
do gênio Saramago.

4 comentários:

  1. Sei que não vou conseguir transpor em palavras....mas amei !!!!!!

    Sou uma fã de Saramago, falo no presente porque não acredito que alguém com a grandiosidade dele possa morrer !!!

    Fiquei boba quando soube....demorei para acreditar....

    ResponderExcluir
  2. Que bom que gostou! :)

    Eu fiquei abatido quando soube, é o tipo de notícia que não gosto de receber...

    A grandiosidade dele nunca morrerá, infelizmente só temos uma certeza na vida, e é a fatal. Mas ele deixou um legado, que pode influenciar gerações. :)

    ResponderExcluir
  3. Concordo.

    Lamento porque, ele era o tipo de escritor que eu adoraria assistir uma palestra, pegar autógrafo....tive que me contentar com a reprise do Roda Viva.

    ResponderExcluir
  4. Deveriam ser palestras interessantes... a ótica pela qual ele observava a humanidade era única.

    O Roberto Piva morreu dia 3 de Julho, outro escritor, desta vez, poeta. Os caras legais estão indo embora... acho que tem alguma festa legal para onde ele estão indo.

    ResponderExcluir