quinta-feira, 24 de junho de 2010

De repente

Papel, caneta e violão.
Canção escrita agora,
fora com essa careta,
não é cordel do sertão,
um pouco mais demora.

Dedilha aquele acorde
ouvindo o doce som.
Até chama uma matilha
que ladra mas não morde,
vindo só cão do bom.

Logo a tinta foi vazar...
Um borrão no esboço,
é osso, duro de roer!
Essa carne de pescoço
que não posso marcar.

Era para começar em Dó.
Tentei, mas não deu pé.
A harmonia ainda é pó,
cantei a nova melodia.
Mudei, vai ficar em Ré.

No bater da minha bota
sigo um novo compasso.
Late um cão ao meu lado
que desata o meu cadarço,
enquanto canto outra nota.

4 comentários:

  1. O Sr. anda vendo filmes do Velho Oeste ?

    Não sei....mas este seu poema...me fez lembra os grandes sucessos do Velho Oeste, como o seriado Bonanza, os filmes do Henry Fonda como A Conquista do Oeste e Era Uma Vez no Oeste.....ou até mesmo o Wild West (a parte do Velho
    Oeste do Hopi Hari ) rsrsrsrs

    Bota, violão, cachorros....falta apenas o cigarro ou charuto e a bebida perfeita.....que seria ?

    ResponderExcluir
  2. Na verdade andei ouvindo muito Zé Ramalho, e aquela coisa toda de cordel e repentes me fascina, é difícil fazer um poema de cordel, tanto que este não é. Mas essa coisa de violeiro, regional, tão brasileiro, me faz perceber o quanto temos uma cultura rica, e o quanto é renegada pela mídia atualmente.

    Opa, agora que você citou filmes clássicos e até um do Sergio Leone, me empolguei! Adoro "Era Uma Vez No Oeste", que filme!

    No caso a bebida preferido do violeiro deve ser a aguardente(cachaça, caninha, "marvada"...), e o cigarro é de palha!
    Só faltou o chapéu tradicional do cangaço.

    ResponderExcluir
  3. Sr. Virgulino Ferreira da Silva

    Gosto muito desse regionalismo brasileiro.

    Admiro a forma como eles abordam a realidade.

    Você conhece o Museu da Xilogravuras, em Campos do Jordão ?

    Se você gosta de literatura de cordel é uma ótima pedida....

    Fugindo um pouco da Literatura de Cordel...mas ainda falando de sertão fiquei realmente apaixonada pelo tema, porque quando fui a primeira vez no Museu da Língua Portuguesa a exposição era sobre Grande Sertão Veredas, sem comentários !!!! Maravilhosa

    Ok...gosto um pouco de Museu !!!!

    ResponderExcluir
  4. Srta. Josefina das Chagas

    Só fui a Campos do Jordão uma vez... não tive tempo de ver tal museu, mas vou corrigir isso. :)

    Grande Sertão Veredas é um livro que preciso reler. Já fazem alguns milênios...

    Também gosto de Museus!

    ResponderExcluir