segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Valentina's Day

Hoje é dia dos namorados (Valentine's day) lá na gringa.

E por que não no mundo?

Em teoria, um cupido sai atirando flechas por aí, mas sempre acerta alguém.

No meu caso sou vítima da admiração pela Valentina, e entendo o que Guido estava dizendo ao mostrá-la, entendo o que poucos levam a importância, a metalinguagem de sua criação, onde até o criador foi dominado por sua Srta. Rosselli. Ah, pobre Crepax. Dominado, ele fez escola; tanto ele como Serpieri se tornam instrumentos de divulgação de suas crias e elas não os deixam nunca mais, se tornando maiores que seus deuses. São retratos de mulheres e suas conquistas da idade contemporânea e suas revoluções. E quem não gosta de uma mulher inteligente, dona de si, que sabe o que quer? Não estou falando de mulheres cujo comportamento são como de um homem, e faz de tudo para ser a parte masculina da relação, enquanto o homem se submete a esse perfil patético de inversão de papéis, ninguém é dono de ninguém, simples assim. Qual é o lance de Crepax e Serpieri, e não esquecendo, Manara? Eles abusam até da perversão, mas é aí que a coisa toda se encaixa, para mostrar a liberdade, usa-se o choque. Chocar o leitor era a maneira destes destacarem a admiração que eles tem por mulheres, no caso de Crepax, no fetiche sado-masoquista, no caso de Serpieri, com criaturas de outro planeta, robôs, etc. Manara, simplesmente abusa da história e até de costumes tão infestados de pudor pela sociedade, e em todas as figuras se mostra uma coisa, a mulher e seu prazer em participar de tudo isto. Nesse ponto uns podem pensar que é doentio, mas não entendem o choque cultural, eles representam que as mulheres tem sua própria sexualidade, as vezes em excesso, ou mesmo que pouca, e não tão pornográficas, hetero ou homossexuais, não importa, a mulher retratada por eles é alguém livre de amarras e com vontade própria, seja do lado mais casto ao mais vulgar. São as mulheres de fumetti, são as bem decididas, que simplesmente apertam a tecla "FODA-SE" para as pessoas que tentam lhe dizer o que devem fazer ou não, o que é melhor ou não, que simplesmente mandam à merda situações com um cara de quem não estão afim, mandam à merda os amigos que querem desencalhar uns perdidos com elas, pagam a conta quando querem, e te fazem pagar quando bem entenderem (mas sempre tenha o primeiro movimento, senão a fila anda...) e procuram se desenvolver, viver a vida da maneira que bem entenderem, se relacionar com quem gostam, são inteligentes e ótima companhia. Mexem com o imaginário masculino.

Quem disse que história em quadrinhos é coisa de criança?


Portanto nesse Valentine's Day, eu fico pensando na Valentina, não a de Crepax, mas na minha, melhor dizendo, na que me acompanha, pois não sou dono dela, nem ela dona de mim, mas por todos os outros sentidos, parafraseando um ditado "é minha dama de dia, e minha louca de noite". Minha amada Valentina.

4 comentários:

  1. Sr. Escritor, já pensou em ser professor ?

    Será que o senhor não estaria interessado em lecionar para alguns homens, como se deve ver, compreender e interpretar as mulheres?

    Amei o trecho “a mulher retratada por eles é alguém livre de amarras e com vontade própria, seja do lado mais casto ao mais vulgar. São as mulheres de fumetti, são as bem decididas, que simplesmente apertam a tecla "FODA-SE" para as pessoas que tentam lhe dizer o que devem fazer ou não”

    Simples, objetivo e franco....Perfeita descrição.

    Estou tentando fazer com que o meu príncipe torna-se um pouquinho mais cafajeste...para o bem do caso que mantemos.....que dica o Senhor pode me dar ?

    Desculpa, usar o seu blog como divã....mas você escreveu este texto, logo é dono de uma sabedoria ímpar e deveria se sentir obrigado a compartilhar !!!!

    Até mais Dr. Newmann.

    ResponderExcluir
  2. Eu? Professor? Não... acho que as pessoas não me levam a sério, nem vou falar que deveriam, pois seria muita presunção. Hehehehehe.

    São apenas experiências de vida. Só existe uma maneira de aprender: vivenciando. Sobre mulheres e homens, não existe estudo definitivo, afinal cada qual se comporta como quer. Mas olhando o histórico geral das mulheres, elas tiveram que revolucionar o mundo de certa forma, e ainda bem que o fizeram, e inspiram homens como eu, Jorge Amado, Vinícius (o poetinha), Erico Veríssimo, a escrever, como Manara, Serpieri e Crepax(RIP), a desenhar, Van Gogh, a pintar, Chico, a cantar. Porque nós amamos as mulheres, simples assim. São especiais. E por amarmos, tentamos entender, conviver e apreciar.

    Você sabe melhor que eu que vontades são dos seres humanos em geral, não só dos homens, então toda mulher tem direito a gostar de um bom sexo, de um bom filme, de um bom jantar, de uma gentileza. Como diria o Angeli, "Não adianta, perto das mulheres, os homens são uns titicas."

    Quanto ao seu príncipe, não espere que ele adivinhe tudo, isso não funciona, a não ser que ele tenha muita vivência e ousadia, portanto seja sincera com ele, assim como ele deve ser sincero. Um dica falada as vezes desperta o cafajeste, as vezes uma fagulha, ou as vezes ele é um banana que não entende sem que tenha uma explicação 1+1=2.

    Não adianta falar que não vale a pena tentar, as vezes você acende uma fagulha que não vai apagar. Tome cuidado! Hehehehehehe

    Não se desculpe, não há porquê. Fico feliz em ajudar, e sempre aprendo algo, seja na reflexão, seja lendo, seja falando. :D

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  3. Amigo Escritor,

    Continuo achando que você seria um ótimo professor....e discordo...as pessoas com toda certeza te levariam a serio...porque você tem conteúdo e principalmente histórias que deveria compartilhar.

    Digamos que eu não tenho medo de brincar com fogo !!!

    Nunca tive e não vai ser a agora que vou passar a ter. Rsrsrsrsrsrsrs

    Afinal...quem não gosta de uma boa brincadeira com fogo ??

    Vou ter uma conversa franca nos próximos dias...esperei até o Carnaval para ver como seria....mas nada mudou.

    Problemas de relacionamento a parte...como foi o seu Carnaval ? O que fez de bom ?

    Os: já ouviu falar dessa peça de Teatro Lixo e Purpurina, baseada na obra do gaúcho Caio Fernando Abreu...está atualmente no Sesc Pompéia.

    Até mais

    ResponderExcluir
  4. Amiga Leitora,

    Sinceramente, muito obrigado! :)

    Pois é, quem não gosta de uma boa brincadeira com fogo?
    Mas se na festa da carne, nada mudou, tenho minhas dúvidas se até a festa do chocolate mude... cuidado para não substituir o calor da carne pelo chocolate, ok? Ou tente misturar os dois, deixo que sua imaginação tome conta do "como fazer isto". ;)

    Meu carnaval foi ótimo, não viajei, pois é muita loucura ir onde todos vão, então apostei por ficar na cidade e aproveitar os cinco dias de calmaria, com um bom cineminha, alguns jantares gostosos, churrasco com os amigos e "bailes" para cansar os pés e tomar umas cervejas e drinks com a minha menina.
    Aconselho, como sempre aconselhei aos amigos: ver filmes no Reserva Cultural (logo verei "Cópia Fiel"...), depois jantar no bistrô do local, no fim da noite. De lá, dar no pé para curtir uma noite com seu "alguém". Coisa de paulistano urbanóide, eu sei, mas tem que apreciar as pequenas coisas, não? Se Ubatuba está longe e lotada, que tal o clima intimista de feriadão de São Paulo? ;)


    Vou tentar me programar para ver esta peça!
    Obrigado pela dica! :)

    Até mais! :)

    ResponderExcluir