quinta-feira, 6 de maio de 2010

Futebol, música, livro, filme e ciclos...

Esse dia fatídico, 5 de Maio de 2010, dia em que eu acordei para terminar algumas atividades. Dia em que o Timão acordou do sonho de, no seu centenário, ganhar a taça Libertadores.

Eu não costumo ser supersticioso, mas fico pensando no que me ocorreu durante o dia, e tudo de alguma forma tem algo relacionado com fim de uma fase, e começo de outra, transições... Acordei em jejum, pois tinha que fazer uma coleta de sangue, coisa trivial, mas é a ÚLTIMA de uma série de coletas de sangue. Após isto, ACABEI com o meu jejum, ou melhor dizendo comecei um desjejum, foi uma transição. E mais tarde fui no ortopedista, para começar uma série de consultas. Contando tudo isso, parece até que sou uma pessoa muito doente e hipocondríaca, mas longe disso, são só exames de praxe, e quanto a consulta ortopédica, bem, é fruto de uma partida de futebol com os amigos no último sábado. O meu único mal, realmente, neste momento, é ser o que escolhi desde pequeno, ser Corinthiano, ser sofredor, ser "LÔCO", e nunca abandonar, nunca deixar de torcer.
Sei que muitos nem ligam tanto para futebol assim, muito menos para superstições, mas será que fiz certo em finalizar algumas coisas logo hoje? Por exemplo, terminei de ler "Laranja Mecânica", livro do Anthony Burgess, mas será que deveria ter esperar até amanhã para terminar a leitura? O fim do livro, é uma transição(olha ela aí de novo) da 'jizna' 'nadsat' de Alex, cheia de 'ultraviolência', 'veshkas voni graznis', 'molokos' entupidos de drogas, Nonas de Ludwig van, 'druguis' traiçoeiros e diversões, para a vida adulta, responsável e familiar. Este último capítulo foi excluído das cópias americanas, de onde foi tirado o roteiro do filme de Stanley Kubrick, então é algo novo, e vou parar por aqui, pois não quero estragar a leitura de ninguém. Posso relacionar ao ciclo que o Timão encerrou(Copa Libertadores 2010), como Alex, e irá iniciar, no Campeonato Brasileiro deste ano, e amanhã eu começo um novo livro, "Clarissa", de Erico Veríssimo, pois preciso ler algo mais humano e menos caótico.
Está acompanhando a superstição toda?
Então tem mais uma, cheguei em casa e assisti "The Last Waltz"(juro, não sei como essa mídia ainda não derreteu de tanto que já assisti o dvd!), o último concerto da The Band em sua formação completa e original, e para mim, o melhor show de rock já gravado em vídeo com diversos convidados de alto calibre(Bob Dylan, Neil Young, Van Morrison, Eric Clapton, Muddy Waters, Ron Wood, Ringo Starr, Joni Mitchell, Emmylou Harris, e mais alguns...), a direção impecável de Martin Scorsese uma celebração completa, e mesmo que bonita, triste em sua essência. Robbie Robertson(guitarra e vocais) não agüentava mais sair em turnês(hoje em dia ele compõe e produz trilhas sonoras para filmes, sendo requisitado pelo já mencionado Scorsese) e queria sossegar em casa; Richard Manuel(piano e vocais) não agüentou muito, foi o primeiro a sucumbir e se despedir do mundo, vítima de uma vida desregrada de bebedeira, resolveu se suicidar, se entupindo de cocaína, tomando uma garrafa de Grand Marnier, e se enforcando logo após; outros já estavam começando a vislumbrar carreiras solo, Rick Danko(baixo e vocais) foi o primeiro a seguir em frente, lançou um disco solo e nunca mais parou, continuou fazendo turnês até falecer em 1999, devido a problemas no coração; Garth Hudson(teclados e metais), o mais introspectivo, também seguiu solo, mas de um jeito mais intimista, e se tornou um músico de estúdio bem requisitado, até hoje é o mesmo barbudão, mago nos teclados; e para finalizar, Levon Helm(bateria e vocais), assim como Danko, nunca parou, e ainda não dá sinais de desgaste, e hoje em dia já conta com um estúdio onde bandas disputam a agenda para fazerem shows especiais(tem espaço para audiências de até 200 pessoas) e gravarem discos, e já até atuou em filmes e não para de lançar discos e fazer turnês. Enfim, a The Band começou como banda de apoio de Ronnie Hawkins e foi ao sucesso quando virou banda de apoio de Bob Dylan, que estava procurando uma banda para sua primeira turnê "elétrica"(olha só a transição de novo!) , e seguiu lançando com eles o famoso disco "The Basement Tapes"(OUÇA! É OBRIGATÓRIO!), e a banda acabou por ficar grande por si própria e seguiu separada de Dylan, até o seu término na sua última valsa. E assim finaliza mais um ciclo.
E aí, temos os cem anos do Coringão. Um ciclo se encerra, um século se conclui, e uma transição se passa neste momento, não tão alegre como eu desejava, mas faz parte. Essas coisas que só acontecem no futebol, afinal tudo é resolvido em detalhes entre quatro linhas. Nem adianta ficar discutindo o que deu errado, já passou. Mas gostei do jogo que vi, da força de vontade, da garra e da entrega, para jogar no Corinthians, ao meu ver, o jogador tem que mostrar 'raça', força de vontade, e paixão pela camisa(o que é raro hoje em dia), e eu vi tudo isso(pela TV, infelizmente) e mais, vi uma torcida, mesmo chateada com a desclassificação, cantar e exaltar o desempenho do time em campo, e fico feliz, pois em meio a tanta violência(o Alex 'nadsat' iria adorar morar num Brasil cheio de 'ultraviolência' entre torcidas, trocando 'toltchoks' e vendo 'krovi' escorrer...) que temos hoje no futebol, é raro ver uma torcida comportada e mesmo na derrota, ter orgulho da camisa que veste.
Será que a minha superstição tem fundamento? Talvez não, não saberia explicar, nem um milhão de anos como eu posso relacionar tudo isso com a desclassificação do Timão na Libertadores, apenas foi um pensamento que passou pela minha cabeça, aquele velho e bom "e se..." que sempre volta a atormentar.
Não adianta, a única explicação decente é a velha máxima: Futebol é uma caixinha de surpresas.

Hoje começa um novo ciclo, e lá vou eu seguir em frente com algo novo, mas para sempre corinthiano, torcedor, sofredor, "LÔCO" e que nunca vai abandonar a camisa.

VAI CORINTHIANS!

12 comentários:

  1. Sr. Escritor,

    Adorei a temática deste seu último post.

    Tenho uma grande afinidade com futebol, gosto muito....afinal nasci em lar aonde as cores verde e branco eram uma marca registrada....sou amante do Palestra Itália....ou simplesmente do Palmeiras.

    Não vou comentar resultados...porque resultado por resultado....acho que vou sair perdendo....
    Perder.... Infelizmente é um verbo.

    Gostei muito do paralelo dos finais de ciclos que você fez.
    Mas...odeio finais....normalmente se gosto muito de um livro sou capaz de não ler o final, por vários motivos como:

    Finais decepcionantes

    Final de um livro; significa para mim o final de um universo, odeio a sensação de vazio.

    Adoro a curiosidade... O fato de nunca saber o final....é de certa forma misteriosamente estimulante.

    Não tive vontade de ler Laranja Mecânica....talvez por causa do filme....ou porque não gosto muito da temática da violência...

    Lembrei do Sr....na verdade...matei aula na faculdade para ir Jogar Sinuca....nossa tinha esquecido como é prazeroso jogar snooker.

    Devo ou não ler o final do Apanhador no Campo de Centeio?

    Os: Que tal repensar o título de atleta de final semana?

    Afinal....consulta com ortopedista...significa neste caso duas coisas: O Sr é um artilheiro ou um perna de pau. Rsrsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Ah não... porca!? Torcedora do Parmera!? hehaehahea
    É brincadeira!!!

    Sim, ambos perdemos. Não falemos sobre futebol, ok? hehehe


    O final de um livro é algo necessário, não acha? Afinal, aquele monte de palavras tem que culminar em algo! Não acha?

    O livro Laranja Mecânica é tão pesado quanto o filme, então você realmente não vai gostar...

    Matou aula!? Olha só, eu não sabie que era uma transgressora de regras! Jogou bem pelo menos? É um jogo prazeroso mesmo. Eu, particularmente, não sou bom, mas tenho meus momentos. Diferente do futebol, onde sou um perna-de-pau, mas não sou o único. hehehehe

    Não li ainda a obra-prima do Salinger, mas baseado nas opiniões de amigos e na minha concepção de leitura, leia o final. :)

    Foi na Virada Cultural?

    Cya!

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente, não fui na Virada Cultural. Tive que trabalhar e colocar as coisas da faculdade em dia.

    Eu transgressora? Rsrsrsrsrs. Adorei !! E você, nunca matou aula ?

    Eu perdi na sinuca...fiquei arrasada !!!! rsrsrsrsrs

    Vou tem que adiar a leitura
    do Salinger....atualmente só leio artigos científicos, manuais, planos gerenciais....estou em época de provas e fechamento de TCC.

    Como pode perceber, estou animada....afinal de contas o meu time acabou de ganhar de 4 x 2 do Grêmio !!!!! rsrsrsrsrs

    Os: E você foi na virada cultural?

    ResponderExcluir
  4. Tá, eu já matei aula sim, por motivos bem menos nobres que um jogo de sinuca: bebedeiras com amigos... mas já passou e isso me faz tão "transgressor" quanto você. hahahaha

    Você costuma jogar bem? Eu sou mediano, não ruim o suficiente para ser chamado de "pato" e não bom o bastante para ser chamado de "profissa". Mas no Winning Eleven a coisa muda, eu tenho direito adquirido para ser egocentrico e falar que sou ótimo nesse jogo. hehehehehe

    Fechando TCC? Já está para se formar então! Qual curso?


    O timão é primeirão do brasileirão! TÁ!? HUNF! hahahahahaha


    Fui na Virada Cerebral-Cultural sim. Maior aglomeração da loucura paulistana no ano. Foi bem divertido, e de longe, o melhor show foi dos integrantes do Buena Vista Social Club, o resto foi bem legal, mas não conseguiu surpreender da mesma maneira. :)

    ResponderExcluir
  5. Winning Eleven? Tive que consultar colegas de faculdade, para saber o que era !!!!

    Enfim....meu contato com o mundo dos jogos digitais, fica restrito a Mario Kart e atualmente tênis no Wii (que coisa incrível, muito legal, nada como usufruir do presente de aniversário do priminho rsrsrs)

    Até o final do ano e se os professores permitirem o mundo ganha mais uma Gestora Ambiental.

    E você o que faz?

    O que você gosta de fazer em São Paulo?

    Ps: O que você está bebendo na foto ?

    ResponderExcluir
  6. Winning Eleven é o jogo da galera! hehehehe

    Você usufruiu ou DOMINOU o presente do seu priminho? hehehe
    O Wii é legal, mas eu sou daquela coisa: video-game é para sentar e apertar botões. XD

    Olha só! Então tenha fé! E se esforce, pois a decisão dos seus professores depende de você. :)

    Eu trabalho com administração, me formei tecnólogo em mecatrônica, mas não atuo na área, e sou feliz assim. :)

    Gosto de fazer muitas coisas, sair para encontrar os amigos, beber, curtir um som, ver shows, cinema, sabe como é, não tem muita chance de ver natureza de verdade por aqui... mas damos um jeito. hehehehe

    Na foto, estou bebendo uma Weissbier(cerveja de trigo), num copo típico, daqueles de 500ml. A cerveja é Ayinger, muito boa.

    ResponderExcluir
  7. Você já jogou Guitar-Hero ? Encontrei a minha vocação musical neste jogo !!!

    Imagina, eu dominar alguma coisa? Rsrsrsrsrs Sou expert na arte da negociação!!!

    Estou me esforçando...lendo ao máximo tudo o que posso !!!

    O que exatamente alguém que se forma mecatrônica faz? (eu poderia consultar o Google, mas acredito que o ser olhar sobre está definição será mais interessante)

    Beber....raramente
    Curtir um som....as vezes
    Show.....sempre que possível
    Dançar.....de forma esporádica.
    Cinema.....semanalmente

    Contato com a natureza....diariamente (no trabalho)

    Definitivamente eu não tenho vocação para tomar cerveja !!!! rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  8. Guitar-Hero é legal! Faz tempo que não jogo, sabe como é, futebol e homens, junto com cerveja E mulher, forma-se uma combinação fatal. hehehehe

    Então você é arteira, e não artista.
    Ainda que negociar bem seja uma arte para poucos. Negocia o quê?
    Tenho medo de pessoas assim numa partida de pôker, simplesmente levam tudo e não deixam migalhas. hehehe

    Estou me esforçando...lendo ao máximo tudo o que posso !!!

    Mecatrônica = automação industrial +-= robótica.
    Simplificando: faz sistemas que melhoram processos fabris, e dispensam a mão de obra humana, visando a segurança, etc e tal...


    Você é paulista?
    Assiste filmes em shopping ou vai a cinemas alternativos?
    Quanto as outras coisas, todos tem uma preferência por algo. :)

    O meu contato com natureza vai acabar logo, em Outubro vou trabalhar num prédio em São Paulo... foi bom enquanto durou... Gestão Ambiental atua como? ISOs e OHSASs? Fiscalização? Curiosidade minha. hehehehe

    Talvez sua vocação seja para vodka, vinho... hehehehehe

    E aí, acha que o Brasil tem chances de levantar a taça?
    Eu acho que é possível! :D

    ResponderExcluir
  9. Negociação é um hobby, aliado a minha vocação para argumentação....consigo algumas coisas.....

    Gestão Ambiental: fazemos a ligação entre os técnicos (Arquitetos, Engenheiros e outros) com a população e com a questão ambiental.

    Sim, trabalhamos com a fiscalização, certificação ISO, projetos ambientais...desde construção de praças...até implantação de novos projetos imobiliários.

    Mediação de Conflitos....é a parte que mais gosto, atualmente trabalho com isso.

    Faço a conexão, entre Poder Público, Sociedade, Capital Privado e quando possível Terceiro Setor.

    Aonde vai ficar este Prédio ? Posso te recomendar uma área verde próxima.

    Sim...sou Paulista, nascida e criada nesta pequena cidade. Sou loucamente apaixonada por Sampa....não conseguiria viver em outro lugar.

    E você? Sim....estou com preguiça de ler o seu Perfil.
    Filmes: atualmente estou indo mais ao cinema de shopping, filmes alternativos e documentários tenho alugado.

    Gosto de Cinema de qualidade, não sou fanática por Blockbusters....nem viciada em cinema alternativo.

    Mas já fui de freqüentar mais, o Centro Cultural, Espaço Unibanco, Cine Belas Artes e outros locais.

    Vinho....no frio, no jantar.
    Vodka...na balada, com amigos, no snooker
    Tequila....para comemorar, aniversário....faz estrago rsrsrsrs
    Whisky....com amigos mais velhos e nas noites de jogatina
    Cerveja...nunca !!!!!!!

    Não vou comentar do Brasil....porque infelizmente já sabemos o resultado.

    ResponderExcluir
  10. Hum... entendo, realmente é uma área de fiscalização(estou sendo óbvio, eu sei...), mas que tipos de conflitos você media?

    O prédio será na Av. Paulista, nada animador... vou me cansar de um lugar que gosto. :(

    Pequena cidade!? hehehe

    Nem adiantaria ler o meu perfil, não tem nada de específico...
    Moro em São Caetano, mas é do lado do Ipiranga, antes que venha me falar "Pô, é longe pácas!"
    Eu deveria atualizar o meu perfil, mas é melhor deixar assim.

    Então você é uma das pessoas que pensa bem sobre o que vai ver nos cinemas?

    Reserva Cultural é um lugar bom. Pena que o Belas Artes está nessa sinuca de "fecha ou não fecha"...

    Você é quase "só destilados", se não fosse pelo vinho... acho que você tomou as cervejas erradas... ;)

    Resultadozinho fraco...

    ResponderExcluir
  11. Conflitos: atualmente estamos trabalhando para a construção de um Parque Linear, que está previsto no Plano Diretor da Cidade (portanto, é praticamente obrigatória a construção)

    População: inicialmente não queria o Parque, porque vamos ter que mudar o fluxo de uma rua, conversamos com a população.

    Comercio: não quer a alteração no fluxo da rua, negociação com os órgãos competentes do departamento de transito, para uma saída pacifica e tranqüila.

    Projeto inicial: não agradava a população, não tem os equipamentos que ela deseja.

    Mediamos uma conversa entre os engenheiros e a população.

    Estou relatando um conflito leve, na verdade é mais uma negociação, porque conflitos são mais complicados, longos, difíceis e dolorosos.

    Av Paulista: é humanamente impossível ficar cansado com aquele local, eu me disponho a pesquisar dicas culturais semanais ou até mesmo diárias de coisas magníficas que você poderá fazer.

    1º Básica: Vá na Livraria Cultura e tome uma café.

    2º Essencial: perceba a diferença de temperatura e barulho da Av, Paulista, para a parte central do Parque Trianon Masp

    Acredito que Longe é uma questão de referencial !!!!! rsrsrsrs

    Mas São Caetano, já é Grande São Paulo !!!! rsrsrsrsrsr

    Sou amante dos bons filmes. Sim, penso muito bem antes de ir ao cinema, penso no filme, no local e na compania....a qualidade da pipoca é importante também.

    E quais seriam as cervejas certas ?

    ResponderExcluir
  12. Que relato! Complicada essa sua profissão...

    Vou dar uma chance para a Av. do casamento. hehehehe

    Café na Livraria Cultura... não me canso disso. Você tem razão.

    Nunca tinha pensado nessa do Parque Trianon... vou tentar isso no próximo sábado. :)

    Vai falar isso para as pessoas bairristas do centro: "São Caetano? Putz... é longe..."

    Legal! São fatores importantes na hora de assistir um filme. Pena que no Reserva Cultural não tenha pipoca...

    As cervejas certas são aquelas que te agradam no paladar. Simples assim, o melhor jeito de saber é experimentando. Mas descarte a maioria feita para as massas, essas são inferiores na qualidade.

    ResponderExcluir