terça-feira, 18 de maio de 2010

Música metamorfose

Essa canção eu canto
para ninguém no entanto
pois também estou só,
embora não sinta dor,
a solidão não tem dó,
no coração sobra torpor.
Ainda tem calor no outono
e o amor está com sono.

Essa canção era um blues,
mas com ira se torna rock,
rebelde e forte
e até incita morte.

Solitário é este solo
que com mil notas extrapolo,
de percussão descompassada,
coração em contraponto,
essa base arritmada
vem de "bate e pronto".
A calmaria tem um riso
leve, suave improviso.

Agora o que era jazz
se renova em bossa,
com alegria de samba,
não tem choro nem fossa.

De loucura e megalomania
surge a longa sinfonia,
onde a fúria é maligna
e o ciúme é ferido,
amor sempre perdido
e a amada é divina.
Épico platônico eufórico.
Opera exalta o ato heróico.

A sabedoria está na erudita,
com notas belas e malditas.
Clássica e visceral.
Eterna e infinita.

Seja qual for o gênero,
música é algo efêmero,
confusa no bebop,
fugaz e fútil pop.
Mas é pura composição,
que traz dor e solidão.
Pura alegria e celebração,
e nunca carece de inspiração.

8 comentários:

  1. Aonde estão as cifras ?

    Eu achei sensacional. Leve e Simples. Adorei.

    Parabéns.

    Os: você tem algum talento musical?

    ResponderExcluir
  2. Sem cifras... ainda! Quem sabe faço algo depois. Arranho o violão e tento soar algo na gaita. Faço ruídos bucais e tento falar que canto hehehehe.
    Mas gosto muito, só falta sentar com paciência e começar a compor algo... não é tão fácil, tenho mais costume de escrever poemas, rimas, mas é porque sempre treinei. Preciso treinar mais os instrumentos. :)

    O engraçado é que eu escrevi esse poema muito rápido, na sala de espera do ortopedista(aquele mesmo). Quando a cabeça está leve, sem preocupações, é só eu ter um papel e uma caneta que acaba saindo uns versos. Preciso fazer mais prosa...

    E você, tem algum talento musical?
    Gosta de ouvir o quê?

    ResponderExcluir
  3. Ortopedista? O que acontece com você?

    Infelizmente, não tenho nenhum talento musical....tentei aprender flauta doce....mas acho que não tenho espírito de musico....lembro que uma vez consegui tocar Noite Feliz !!!

    Sempre que estou com um papel, eu faço listas...de tarefas, de amigos, de musicas....enfim eu escrevo listas

    O que eu gosto de ouvir ? Gosto de ouvi tudo que tenha classe....gosto muito de MPB, Samba, não dispenso um bom rock nacional.

    No cenário internacional, depende da época e do humor....vou de Led Zeppelin a Ray Charles, depois vou de The Beatles a Amy Winehouse, de Johnny Cash a U2.

    Escuto muita coisa.....ultimamente estou escutando musica celta, já ouviu ?

    Vou cobrar a cifra deste poema !!

    ResponderExcluir
  4. Nada demais, check-up geral, uma dorzinha na coluna.

    Começou com uma música, nada como um dia após o outro! :)
    Tente outra, que tal?

    Deixei de fazer listas, não consigo cumprir metade das metas, então deixo as coisas me levarem hehehe

    Bom gosto musical o seu hein! O meu é um tanto parecido. Exceto U2... destesto...

    Celta tipo, Enya, Clannad e Loreena Mackennitt?

    A cifra vai demorar, ainda não elaborei nada para isso, mas quem sabe um dia... :)

    ResponderExcluir
  5. Estava escutando muito Enya !!!

    Nossa que estilo de música você não conhece?

    Estou escutando musica irlandesa, conhece ?

    E o que tem contra o U2, além do fato ser uma banda sensacional, ter uma vertente política e social muito importante no cenário mundial, e ter um som maravilhoso?

    Dorzinha na Coluna ? Comecei com dor na coluna, e acabei um mês fazendo RPG !!!! rsrsrs

    ResponderExcluir
  6. Gosto de Enya, embora goste mais de Loreena McKennitt. Mas isso é gosto pessoal.

    Eu não sei dizer, apenas tenho uma apreciação por música que não consigo dizer, se me agrada, procuro conhecer, ler as letras, entender como foi composta a canção... nerd, né? hehehe

    Gosto de música irlandesa, tradicional, rock e até um pop. Mas o U2 não me agrada por questões, digamos, filosóficas. Mas tenho que pagar a língua, War e Boy são dois ótimos álbuns.

    Mas se é para falar de bandas irlandesas, ainda sou daqueles que gosta muito de Thin Lizzy. Que banda fantástica... quantos discos bons...
    Quanto a cultura irlandesa, bem um dos poetas que mais gosto é de lá: William Butler Yeats. :)

    A dor sumiu! hehehe
    Mas preciso fazer um exame para ver se está tudo ok(RPG é uma possibilidade, segundo o médico), e agora está tudo bem, os exercícios estão de volta. :)

    ResponderExcluir
  7. Não gostei muito de Thin Lizzy...por favor, me indique uma música.

    Estou gostando de William Butler Yeats, mas ainda sou apaixonada por Oscar Wilde, já leu ?

    RPG é muito legal...desmaiei em uma sessão rsrsrsrs, deixei a fisioterapeuta em Pânico.

    Afinal de contas, com que freqüência você pratica exercícios?

    ResponderExcluir
  8. Músicas do Thin Lizzy:
    -Emerald
    -Bad Reputation
    -Opium Trail
    -Whiskey In The Jar(é tradicional)
    -Jailbreak
    -Cowboy Song(fantástica)

    Eu só li o "Retrato de Dorian Gray", mas gostei muito, tenho que ler outros livros dele.
    Yeats é algo fora do normal!

    Desmaiou? Algo motivo específico?

    Pratico 3~4 vezes por semana.

    ResponderExcluir